Notícias
03/04/2018
8 min.
Até 2020, qual o futuro do mercado de soluções CASB?
Primeiramente, você sabe o que é CASB?
O Gartner define o mercado de Cloud Access Security Broker (CASB) como produtos e serviços que fornecem visibilidade do uso geral de aplicativos em nuvem, proteção de dados e governança para aplicativos de nuvem sancionados por empresas. Essa tecnologia é o resultado da necessidade de garantir a adoção significativa de serviços em nuvem e o acesso a eles de usuários dentro e fora do perímetro seguro da empresa.O CASB fornece recursos que são diferenciados e geralmente não estão disponíveis em outros controles de segurança, como firewalls de aplicativos da Web (WAFs), gateways da Web seguros (SWGs) e firewalls corporativos. A filosofia de design do CASB reconhece que, para serviços em nuvem, o alvo de proteção é diferente: os dados são seus, mas processados e armazenados em sistemas que você não possui. Os CASBs fornecem uma política e governança consistentes ao mesmo tempo em vários serviços de nuvem, para usuários e dispositivos, além de visibilidade e controle detalhados das atividades do usuário e dos dados confidenciais.
Os CASBs regem principalmente aplicativos corporativos de back-office de SaaS, como plataformas de colaboração de conteúdo (CCPs), CRM, RH, ERP, service desk e aplicativos de produtividade (ex: Salesforce, Microsoft Office 365 e Google G Suite) usados por todas as verticais de negócio. Os CASBs fornecem um ponto de controle consistente e conveniente sobre a atividade do usuário e os dados do usuário em um conjunto crescente de SaaS e outros aplicativos baseados em nuvem. Eles apoiam cada vez mais o controle do uso de redes sociais corporativas e podem impor controle adicional sobre os consoles para ofertas populares de infraestrutura como serviço (IaaS), como Amazon Web Services (AWS) e Microsoft Azure. Alguns fornecedores fornecem a capacidade de estender os recursos de segurança de dados e proteção contra ameaças a aplicativos personalizados em nuvens de IaaS e de plataforma como serviço (PaaS). Os quatro pilares do CASB
Como principais funções requeridas, o mercado de CASB determina que as soluções possuam como entregáveis os seguintes atributos:
- Visibilidade. Os CASBs fornecem uma visão consolidada do uso do serviço de nuvem de uma organização e os usuários que acessam dados de qualquer dispositivo ou local.
- Segurança de dados. Os CASBs fornecem a capacidade de aplicar políticas de segurança centradas em dados para impedir atividades indesejadas com base na classificação, na descoberta de dados e no monitoramento das atividades do usuário quanto ao acesso destas informações confidenciais ou escalonamento de privilégios.
- Proteção contra ameaças. Os CASBs impedem que dispositivos, usuários e versões de aplicativos indesejados acessem os serviços de nuvem, fornecendo controles de acesso adaptáveis.
- Conformidade. Os mandatos de conformidade, seja da legislação do governo, regras de agências externas ou requisitos internos de conformidade, não desaparecem quando se muda para a nuvem (mesmo que uma quantidade razoável de dívida técnica no local).
O futuro do mercado de CASB
Até 2020, 60% das grandes empresas usarão um CASB para administrar serviços em nuvem, contra cerca de 10% do que se registra hoje. Uma outra estimativa é de que até 2020, pelo menos 99% das falhas de segurança na nuvem serão culpa do cliente.
Em busca de uma solução de CASB eficiente?
Uma pergunta comum de muitos clientes do Gartner é qual arquitetura técnica é melhor: somente API, somente proxy ou multi-modo. Não existe resposta única para essa pergunta, pois a seleção de produtos deve ser orientada por casos de uso, não por arquitetura técnica.
E com base nesta visão consultiva do Gartner, podemos formular outra pergunta tão importante quanto.
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="left" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]Porque não considerar uma solução CASB completa e com mais potencial do que seus concorrentes?
A arquitetura de proxy multi-protocolo Bitglass com o CASB Zero-Day assegura a proteção contra riscos conhecidos e desconhecidos de vazamento de dados e ameaças de malware, em aplicativos gerenciados e não gerenciados, bem como em dispositivos gerenciados e não gerenciados.Reforçando a prevenção de vazamento de dados, seus mecanismos de controle de acesso e DLP são combinados com várias ações de correção que permitem estender o acesso a dados confidenciais, sem abrir mão da visibilidade e do controle. As ações de correção incluem quarentena, somente visualização, redigir, DRM, criptografar, rastrear / marca d'água e muito mais.Conheça mais sobre a BitGlass. Aproveite também para ler a análise completa do mercado de CASB feita pelo Gartner.Fonte: Gartner/BitGlass
[/et_pb_text][et_pb_divider admin_label="Divisor" color="#ffffff" show_divider="off" divider_style="solid" divider_position="top" hide_on_mobile="on"] [/et_pb_divider][et_pb_text admin_label="Texto" background_layout="light" text_orientation="left" use_border_color="off" border_color="#ffffff" border_style="solid"]Cadastre-se em nossa Newsletter
[/et_pb_text][et_pb_code admin_label="Código"][mc4wp_form id="955"][/et_pb_code][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]Conteúdos relacionados
Gantech GPTW
A certificação GPTW reflete nosso compromisso contínuo em...
Notícias
02/05/2024
1 min.
Sua Empresa está Atualizada com o NIST Framework 2.0
🔄 Está na hora de reavaliar e ajustar sua postura de...
Notícias
02/05/2024
1 min.
Como as recomendações do NIST 2.0 podem aprimorar sua...
Explore as melhores práticas e integrá-las ao seu plano de...
Notícias
02/05/2024
1 min.