IoT: Decreto institui o Plano Nacional de Internet das Coisas
Instituído ontem (26/06/19) pela Presidência da República, o decreto nº 9.854 tem como finalidade, de acordo com o texto, implementar e desenvolver a Internet das Coisas no País e, “com base na livre concorrência e na livre circulação de dados, observadas as diretrizes de segurança da informação e de proteção de dados pessoais”.
Segundo o decreto, a Internet das Coisas (IoT) é definida como uma “infraestrutura que integra a prestação de serviços de valor adicionado com capacidades de conexão física ou virtual de coisas com dispositivos baseados em tecnologia da informação e comunicações existentes e nas suas evoluções, com interoperabilidade”.
Por IoT, caso isso ainda cause confusão na sua cabeça, podemos entender como produtos diversos com conexão à internet que conversam entre si. Dessa maneira, estamos falando de geladeiras, maçanetas, relógios, computadores e outros produtos conectados.
O decreto também cria a Câmara de Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação Máquina a Máquina e Internet das Coisas (Câmara IoT). Ela servirá como um órgão para acompanhar e implementar o IoT, será uma entidade focada em fomentar parcerias público-privadas e trazer discussões, além de apoiar projetos mobilizadores. A Câmara IoT será um colegiado não deliberativo, dispensando quórum mínimo, mas os membros terão suplentes para ocasiões de ausências e impedimentos. As reuniões deverão ocorrer semestralmente e em caráter extraordinário sob convocação do presidente da entidade.
Como será formada a Câmara IoT:
- Representantes de cinco ministérios
- Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) vai presidir a entidade
- Pastas de Economia, Agricultura, Saúde e Desenvolvimento Regional participarão
- Membros serão indicados pelos titulares dos órgãos e designados pelo secretário de empreendedorismo e inovação do MCTIC (cargo atualmente de Paulo César Rezende de Carvalho Alvim)
Fontes: Tecmundo e Mobiletime
[/et_pb_text][et_pb_divider show_divider="off" disabled_on="on|on|off" _builder_version="3.2" hide_on_mobile="on"] [/et_pb_divider][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]Conteúdos relacionados
Gantech GPTW
A certificação GPTW reflete nosso compromisso contínuo em...
Sua Empresa está Atualizada com o NIST Framework 2.0
🔄 Está na hora de reavaliar e ajustar sua postura de...
Como as recomendações do NIST 2.0 podem aprimorar sua...
Explore as melhores práticas e integrá-las ao seu plano de...